ESPECIALIDADES
Toxina Botulínica
A toxina botulínica, conhecida como Botox® (nome comercial), usada a mais de vinte anos, tornou-se um excelente recurso nos tratamentos odontológicos funcionais, como, bruxismo, disfunções articulares, hipertrofias em músculos da mastigação e cefaleias (dor). Na estética, atua na diminuição e prevenção de rugas, suavizando a expressão facial.
Situações em que a toxina pode ser administrada com excelentes resultados:
Bruxismo (ranger os dentes) e Apertamento Dental
O uso da toxina botulínica é uma forma eficaz de amenizar o bruxismo e apertamento dental. Quando aplicado na musculatura da mastigação tem a função de diminuir a intensidade da contração, preservando assim as estruturas dentárias e amenizando dores nas articulações dos maxilares.
Hiperatividade e Hipertrofia do músculo Masseter, temporal e pterigoideo medial
Esforços mastigatórios irregulares, disfunções articulares, hipertrofia de músculos da mastigação e hábitos parafuncionais podem causar assimetria da face trazendo prejuízo funcional e estético.
A hipertrofia de músculos mastigatórios, principalmente o músculo masseter, que é o mais potente do corpo humano, torna o rosto quadrado e masculinizado. A aplicação da toxina botulínica pode suavizar o perfil muscular, melhorar as dores de cabeça, além de preservar os dentes do excesso de atrito mastigatório.
Controle das disfunções temporomandibulares/musculares (DTM)
Disfunção Temporomandibular é um distúrbio que envolve os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular e estruturas associadas. Seus sintomas podem ser: dores na face, articulação, músculos e dores de cabeça. A abordagem com a toxina botulínica associada ao tratamento odontológico ajuda a suavizar as dores e acelerar os resultados através da neuromodulação muscular associada à mastigação.
Sialorréia (Salivação excessiva)
Apenas recentemente a toxina botulínica foi proposta como uma opção no controle da sialorréia. Atuando na redução da produção de saliva através da inibição da libertação da acetilcolina nas junções neurosecretoras pré-sinápticas das glândulas salivares.
Assimetria do Sorriso
A aplicação da Toxina botulínica está indicada também nos casos onde há a necessidade de corrigir a assimetria facial causada por hipertrofia ou desequilíbrio da ação muscular.
Correção do Sorriso Gengival
Na odontologia a toxina botulínica pode ser utilizada com sucesso para correção do “sorriso gengival”, que se caracteriza pela elevação acentuada do lábio superior ao sorrir, mostrando uma faixa de gengiva grande e tornando o sorriso antiestético. Ela modula a intensidade muscular corrigindo a posição dos lábios no sorriso mais exuberante.
Implantodontia
A toxina botulínica pode ser usada na redução da potência muscular mastigatória (masseter e temporal) antes da instalação de implantes. Essa abordagem protege o sistema de implantes no período de osseointegração do excesso de força mastigatória.
Dores orofaciais e cefaleias
Quando a patologia articular tiver origem na hiperatividade dos músculos da mastigação, ela pode contribuir para alimentar os eventos de cefaleias, sobretudo as enxaquecas e cefaleias tipo tensional. A toxina botulínica atua como neuromodulador da potência muscular e auxilia no tratamento destas dores.