ESPECIALIDADES
Cirurgia Oral ou Bucomaxilofacil
Cirurgia Oral ou Cirurgia Bucomaxilofacial é a especialidade que abrange os procedimentos mais invasivos da odontologia, que podem ser feitos em ambiente hospitalar ou em consultório odontológico.
Dentre os procedimentos mais executados nesta especialidade estão: a exodontia dos sisos ou terceios molares, exposições dentárias para tracionamento ortodôntico, cirurgias ortognáticas, remoção de cistos e tumores benignos, tratamento de lesões por trauma, exodontia simples e biópsias da região maxilo-mandibular.
Exodontia de 3º Molares (Siso)
O último dente a se desenvolver e erupcionar na boca é o 3º molar. Normalmente erupcionam aos 18 anos. Geralmente os 3º molares não tem espaço para erupcionar sendo indicada sua extração, sejam por fins ortodônticos ou profiláticos, para evitar problemas futuros como a reabsorção dos 2º molares, cistos e tumores, entre outros. Estes dentes podem erupcionar parcialmente dificultando a limpeza, acumulando alimentos, placas e bactérias na gengiva sobreposta o que pode resultar em cáries, doenças gengivais, abscessos e infecções não só nos 3º molares como nos dentes vizinhos. Os sisos podem ser extremamente problemáticos, sendo necessária a intervenção de um especialista Buco-Maxilo para sua remoção.
Dúvidas Frequentes
Cirurgia Ortognática ou Tratamento Orto-Cirúrgico
A Cirurgia Ortognática visa uma harmonia dento facial, é um tratamento Ortodôntico/Cirúrgico.
Ortodôntico, proposto em pacientes onde o problema não está somente na disposição dos dentes, mas também no tamanho e na relação dos ossos da face, maxilar superior e mandíbula. Normalmente precisa-se de 12 a 18 meses de tratamento com aparelho ortodôntico fixo, antes do procedimento hospitalar, no qual se realiza a cirurgia com anestesia geral. Após este procedimento continua-se o tratamento ortodôntico por mais 4 a 8 meses para pequenas correções no posicionamento dos dentes.
As discrepâncias na relação dos ossos da face podem ser devido a distúrbios de crescimento, traumatismo na face, anomalias específicas, ou de origem genética.
Resumidamente são classificadas como: assimetrias faciais ligadas desequilíbrios de tamanho das arcadas, prognatismo mandibular, (mandíbula grande), retrognatismo mandibular (mandíbula pequena).
Exemplo Orto-cirúrgico de avanço bi-maxilar
Os benefícios que podem ser alcançados no tratamento com a Cirurgia Ortognática, seriam: melhoria na relação entre os dentes, músculos e ossos, na respiração e fonação, no sorriso, na posição da língua, na mastigação e na digestão de alimentos, em apneias (falta de respiração durante o sono), doenças obstrutivas do sono, e em muitos casos no relacionamento social. Podem também ocorrer mudanças na articulação têmporo mandibular (ATM), além de contribuir para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares como hipertensão.
A Cirurgia Ortognática busca um equilíbrio nas funções mastigatória, respiratória e da beleza estética.